
Três varejistas inovadores em ascensão e uma moderadora, gerente de conteúdo digital no site Trendwatching, que aponta as próximas tendências e inovações do mercado. Oferecendo pesquisas, e todo um update sobre as tendências no varejo.
A Brandless, Capsule e Zola estão tornando-se nomes fortes no mercado. O objetivo destas marcas é desafiar o modelo de negócio tradicional de varejo e desenvolver novos produtos e serviços inovadores.
A Brandless.com (grocery store online que categoriza os produtos por seus valores, exemplo: shampoo sem teste em animais, veganos, sem glutem, etc… que são tão eficiente quanto os de marca) desta maneira coloca as pessoas e seus valores em primeiro lugar.
Navegando em seu site, podemos entender melhor como funciona esta compra. Produtos são fabricados com a mesma finalidade de um com marca, por exemplo uma pasta de dente que faz as mesma coisas que uma de uma marca forte, mas bem mais barata e rotulada pelos seus valores. Uma vez sabido quais valores aquele cliente procura, as promoções são personalizadas. Tipo: Sugar Free, Vegan, etc…)
Eles fazem um benchmarking de preço com os principais varejistas e subtraem o BranTax, que seria o valor pago a mais pela suposta qualidade da marca. Eles chegaram a conclusão que o valor pago a mais pelo “BrandTax” chega até a 40% de acréscimo no preço da mercadoria.
Basta a população assumir seus valores, estudar e comparar cada produto, e por isso existe aí uma possível barreira, aqui no Brasil, acreditar nesses produtos tão fielmente quanto acreditamos nos que tem uma marca forte.
A Capsule.com acredita que uma farmácia pode ser focada em cuidar de mais coisas do que cuida atualmente, e por isso está “desmantelando” a velha farmácia e a reconstruindo completamente. Oferecem uma farmácia que cuida dos pacientes, dos médicos e das seguradoras. Ou seja, eles fazem a gestão das validades das receitas dos médicos e paciente, dos pagamentos e reembolsos das seguradoras, enfim, providenciam o que é preciso para vender os medicamentos e o cliente não precisa se preocupar com isso. Eles trabalham com e-receitas/e-prescriptions. Os médicos receitam e enviam para Capsule a receita e eles cuidam do resto.
Já o zola.com é um site que faz a gestão de um casamento, desde lista de convidados e as listas de presentes, expondo em diferentes categorias (uma certa faixa de preço por exemplo, segmentados pela categoria tipo esporte, camping, experiência, programas de finais de semana, massagens, aparelhos de jantar, etc…). Eles oferecem uma série de benefícios para o casal, como notificação de recebimento de um presente, de quem, o que, e agenda o melhor dia para a entrega do presente e sem frete. O casal pode incluir qualquer linha de produto de qualquer loja em suas listas.
Nesta palestra serão exemplificados modelos inovadores de negócios que estão desafiando o mercado.
Os três modelos facilitam extremamente a vida de seus usuários, criando um “lifestyle” super atualizado, com valores e categorias inovadoras de seus produtos, deixando bem claro seus benefícios e suas facilidades. São, sem dúvida nenhuma, modelos inspiradores de negócios.