
Desenvolver estratégias para encantar o consumidor está cada vez mais complicado. Com o avanço da tecnologia e as informações encontradas na internet o consumidor não se surpreende mais com as maneiras que o marketing encontra para lançar novos produtos ou expor mercadorias no ponto de venda.
O consumidor precisa ser constantemente conquistado e encantado para que não migre de uma marca para outra ou de um estabelecimento para outro. Fidelizar o cliente em uma era onde tudo está mais acessível pelo e-commerce ou pelas redes sociais é o grande desafio do século para o varejo.
Todos os anos a NRF oferece a seus participantes muita informação e insigts para serem aplicados no dia a dia de qualquer empresa que consiga adaptá-los para seu modelo de negócios e fazer com que as vendas não sejam perdidas ao longo do ano.
As grandes empresas ainda encontram dificuldades em fazer o que empresas menores já fazem com destreza: tratar o consumidor como uma peça importante para o seu negócio e atendê-lo como o ser único que ele é. Tornar o consumidor uma peça importante do seu negócio faz com que ele se sinta valorizado e respeitado.
Competir com o varejo informal das redes sociais está cada vez mais difícil. Atualmente, há muitos perfis de lojas no Instagram que fazem vendas pelo direct. Em sua maioria são roupas e acessórios, mas também podemos ver timidamente o comércio de alimentos e suprimentos para quem busca uma alimentação saudável e faz atividades físicas.
O próprio Whatsapp se tornou um meio de comunicação muito utilizado por pizzarias e restaurantes que mantem uma comunicação direta com seus consumidores e ainda captam feedbacks para melhorar seu atendimento. Diante desta nova realidade, o que os grandes varejistas estão fazendo?
A rapidez com que a comunicação em rede evolui não é acompanhada pelo varejo, o consumidor não é mais tão impressionável e percebe de longe quando está sendo manipulado. Compreender o que o consumidor atual precisa está na vertente do que a NRF vem nos oferecer em 2018 com uma tecnologia de ponta, pronta para ampliar o leque de opções nas estratégias de comunicação e marketing para os próximos anos.
Patricia Martins
Coordenadora de Comunicação e Marketing
Academia de Varejo