
Por Andrea Securato
Diretora da Academia de Varejo
Diretora Vogal do IBEVAR
O varejo se revoluciona pela transformação digital. Novas formas de compra, acesso a informação, modelos de negócio, parcerias, estratégias de canais e formatos de marketplace modificam a dinâmica de relacionamento com o consumidor e a própria dinâmica organizacional, concepção da empresa e produto.
A digitalização da sociedade é um fato, que não dá para negar ou evitar. Difícil pensar no nosso cotidiano sem a presença de algum dispositivo móvel ou on line. Como consumidor é difícil também perceber ou se relacionar com alguma empresa que não esteja nesse contexto e dia a dia.
Não importa o tamanho ou o campo de atuação, estar conectado ao seu consumidor hoje é algo fundamental. Oferecer experiências de compra diferenciadas em um mundo digital, entretanto, não é fácil.
O varejo como formato físico demorou centenas de anos para se formar como modelo de negócios, se apresentar para o consumidor tal qual se apresenta hoje, admitindo que ainda sim ele está em constante evolução.
O mundo digital, surgido a partir dos anos 90 e com aceleração a partir de 2000, se apresenta ainda como novo e pouco explorado. Os poucos anos de vida e experiência empresarial com este formato faz com que esta atuação seja ainda mais desafiadora. O fato é que as empresas ainda testam seus modelos de negócio, diante de um consumidor conhecedor do assunto.
Na palestra “Walmart oferece uma experiência de cliente melhorada para suas necessidades de compras semanais”, o CIO da empresa, divide com o público presente um pouco da experiência da empresa diante desse novo mercado.
Assuntos como compras repositivas, via aplicativo, móbile e on line, são tratadas a luz da demanda da empresa, com demonstração das ações inovadoras e resultados obtidos por aquela que é a maior varejista do mundo.
Você também pode ir diretamente para New York e aproveitar a feira, uma experiência única.
O IBEVAR apoia a Comitiva realizada pela GS&MD e também seu evento (o primeiro evento brasileiro de varejo durante a NRF) o Retail Excutive Summit. Para saber mais clique no link: Comitiva GS&MD.
Saiba mais sobre a NRF Retail’s Big Show!