Caso: Bob’s
A era do multicanal já é uma realidade para os varejistas internacionais e vem se aproximando muito para se transformar em realidade para o Brasil, como vimos no artigo sobre a nova loja do Boticário.
Existem muitos motivos para que o mercado varejista acredite que o conceito de multicanal é o caminho para conseguir agradar todos seus consumidores, pois as pessoas mais velhas ainda preferem ir às lojas fazerem suas compras, ao contrário dos jovens que preferem as compras on-line. Portanto quando se consegue unir o dois mundos fica claro que este é o caminho a ser seguido.
O Bob’s está apostando nessa ideia. Eles estão na segunda fase de implementação de uma loja 100% digital, localizada no Rio de Janeiro. A loja traz uma experiência diferente a seus consumidores, pensando em agradar os dois mundos ela possui totens de autoatendimento e caixas, e, além disso, o cliente pode realizar seu pedido através do novo aplicativo do Bob’s, que poderá ser retirado na loja mais próxima ou entregue em sua casa, no sistema delivery.
Além da implementação de novas tecnologias, a nova loja vem com uma arquitetura mais contemporânea e funcional. O foco deste novo conceito de loja é trazer conveniência e agilidade para o atendimento e conseguir fidelizar seu consumidor através da tecnologia e do aplicativo.
O perfil do comportamento do consumidor mudou radicalmente das últimas décadas até hoje e cada vez mais é preciso ser ágil para fazer as mudanças necessárias em seu varejo para não perder mercado, portanto faça como grandes varejistas e esteja à frente nas inovações, todos os consumidores gostam de conceitos pioneiros e saberão que os restantes estarão copiando você.
Arnaldo Mello, Colaborador da Academia de Varejo
Patricia Cotti, Diretora de Conteúdo da Academia de Varejo