
Observando a mudança significativa de comportamento de seus consumidores o Carrefour aposta em um novo conceito, em teste na cidade de Milão, o Carrefour Express Urban Life.
Ao invés de trazer uma grande estrutura, em que é possível encontrar uma diversidade de produtos, o conceito trabalha com conveniência, praticidade, “bonfire effect” (efeito fogueira) entre outras características voltadas a proximidade e relacionamento. O “bonfire effect” ou em português efeito fogueira, consiste em transformar sua loja em um local onde as pessoas se sintam bem em estarem lá, como ao redor de uma fogueira. Ao contrário do que se possa imaginar, o novo consumidor tem um perfil duplo: um gosta de passar seu tempo nas lojas, fazer parte de uma “tribo”, mas é claro, somente quando eles têm esse tempo, já o outro prefere coisas simples para quando estiverem com pressa possam rapidamente voltar para suas atividades.
E onde o Carrefour Express Urban Life entra? Com cento e vinte metros quadrados em dois pisos, oferece pratos-prontos e pré-preparados, saladas, pizzas, sushi, alimentos de conveniência, frutas para consumação na hora, bar que serve bebidas (mais de 200 cervejas nacionais e importadas), coquetéis, refeições (desde o café da manhã, até o almoço e jantar), happy hour (todo o dia, das 18 às 21hs, com canapés inclusive), sobremesas e sorvetes artesanais, linha gourmet, além de oferecer espaço para relaxar, para se reunir, ou para trabalhar (coworking), com serviços gratuitos como wi-fi e estação para carregar celular.
A aposta do Carrefour é trazer ao público um ambiente em que ele possa comprar seu almoço rapidamente ou almoçar por ali mesmo. Eles colocam a conveniência e a praticidade lado a lado, buscando cada vez mais facilitar a vida de seus consumidores. Pois ao contrário do que era a 15, 20 anos a trás, hoje as pessoas não gostam de passar muito tempo em supermercados e é raro ver compras de “mês”.
O movimento do Carrefour traduz a realidade do mercado supermercadista, que passa por transformações. Para atender a este novo consumidor, é preciso readequar os antigos formatos.
Arnaldo Mello, Colaborador da Academia de Varejo
Patricia Cotti, Diretora de Conteúdo da Academia de Varejo