
Tecnologia, inovação, globalização…. Esses termos têm tudo a ver com a realidade que o mundo vive hoje, e cada vez mais essa realidade se infiltra dentro do varejo moderno. Na palestra da NRF, presidida por Travis Hooper, VP da ArmorActive ele abordou sobre como a mobilidade dos Tablets está transformando a forma de fazer negócios.
A modernização do varejo físico é inevitável e imprescindível para que ele não perca espaço perante o varejo digital. As pessoas estão cada vez mais optando por um atendimento rápido e personalizado. É nesta oportunidade que o tablet se encaixa, podendo oferecer um atendimento rápido e personalizado, devido a sua flexibilidade e adaptação no momento do atendimento.
Com uma ferramenta de fácil mobilidade que lhe permite ter acesso a todo o estoque da loja na palma da mão, sem sair de perto do cliente, o seu atendimento ganha velocidade e traz um engajamento maior com o consumidor. Com esse acesso a possibilidade de se encontrar o produto que agrade o cliente aumenta consideravelmente.
O “customer experience” (experiência do consumidor), é o epicentro de todas as marcas e indústrias, em todas as partes do mundo. Devido a importância do “customer experience” a capacitação digital ganha força e espaço nas discussões estratégicas de grandes empresas. De acordo com Travis existem seis fatores que conduzem as agendas de reuniões estratégicas:
Discussão digital deve sempre estar presente na pauta de reuniões estratégicas
Marcas precisam de um relacionamento íntimo com seus clientes
Experiência diferenciada
Financiamento governamental
Eficiência operacional e redução de custos
Permanecer relevante e inovador
A inclusão do tablet irá transformar a forma com que as vendas são efetuadas, irá otimizar tempo, fazer com que o atendimento fique mais personalizado, dando as informações adicionais ao vendedor sobre o cliente e até mesmo fazendo com que o cliente não precise ir até o caixa para efetuar o pagamento.
Após ver a melhora que o tablet poderá trazer para o varejo, o primeiro pensamento que passa é “por que ainda não está sendo utilizado em todos os estabelecimentos? ” A resposta é simples, nada que traga um benefício tão grande vem de mão beijada, requer preparação e planejamento para superar os desafios que surgem ao decorrer do caminho.
Travis ressalta alguns desafios que serão encontrados durante a implementação do tablet no varejo:
Desvencilhar a imagem de entretenimento do aparelho, e trazer uma imagem profissional
Como proteger o tablet, enquanto ele estiver sendo usado?
Qual tablet e sistema operacional deve-se utilizar?
Qual o software?
Contudo deve-se notar que a barreira de entrada é menor que os benefícios que a ferramenta traz para a loja. O engajamento e a experiência que o consumidor terá valerá o investimento no equipamento e te trará um bom retorno, devido a possibilidade do tablet poder criar uma experiência única e diferenciada ao cliente.
Fonte
https://www.emssoftware.com/getmedia/57acf00d-c7e6-4c78-a6f6-85d022ef06f8/ArmorActive_-EMS-Live_2016_Powerpoint_FINAL.pdf
Arnaldo Mello
Academia de Varejo